O Instagram pode ser utilizado na contabilidade para captar clientes, aumentar a visibilidade e para posicionamento de marca da sua empresa.
A rede social mais popular mundialmente, pode servir para a publicação de conteúdos intencionais e possui ferramentas para a realização de anúncios dos seus serviços contábeis.
Existem estratégias para potencializar a forma de você utilizar o Instagram para a contabilidade. Como dono do escritório de contabilidade ou gestor, essas táticas podem ser usadas no seu perfil pessoal ou no perfil da empresa. A relevância dos conteúdos e a constância contam muito para o engajamento e captação de prospectos.
Se quer saber como usar a plataforma para conquistar clientes na área contábil e como fazer anúncios no Instagram, continue a leitura.
Como usar o Instagram para vendas na contabilidade?
Para utilizar o Instagram para vendas na contabilidade, é essencial criar conteúdos relevantes sobre serviços contábeis para construir autoridade e engajar a audiência, direcionando interessados para consultas e conversões.
Cada ferramenta de publicação tem objetivos diferentes. São eles:
Feed
Funciona como a vitrine da sua empresa e por isso deve ser organizada, conter boas imagens e vídeos e ter senso estético. Ela precisa ser planejada para que as publicações sejam constantes e entregue aos seguidores formas de resolver problemas na gestão financeira, insights, dicas fiscais sobre tributos e impostos e muito mais.
Outra dica é que as postagens tenham uma Chamada para a Ação, o CTA (Call to Action). Ela pode ser um “Saiba mais” e direcionar para um artigo no seu blog, pode ser para baixar um e-book sobre como otimizar o fluxo de caixa, chamada para uma palestra presencial e outros.
Stories
Os stories precisam ter conteúdos relevantes, chamativos e curtos. Você pode fazer vídeos falando, mostrar algo do cotidiano, mas com o foco em somar com dicas de gestão e gestão financeira para empresários.
Se perceber que a visualização está alta, você pode postar mais. Caso os números diminuam, o ideal é não insistir e buscar outro tipo de conteúdo em outro momento.
Carrossel
É uma sequência de imagens chamativas com textos que se complementam. Elas precisam ter uma arte que atraia os seguidores e precisa ter um conteúdo rico sobre seus serviços contábeis, finalizado com uma CTA.
Reels
Vídeos do Reels são capazes de atrair muitos seguidores e exige criatividade. Ele é estratégico para você mostrar a diferenciação dos seus serviços de contabilidade.
A plataforma possui uma aba de informações sobre a região em que vive o seu público, a idade, os horários ideais para postagens, dados úteis para criar estratégias de engajamento com o público.
Como criar post de contabilidade estratégico para essa rede social?
Para criar post de contabilidade no Instagram para atrair clientes, é preciso contextualizar como funciona essa rede social. A plataforma foi projetada para postagens visuais, fotos e vídeos, com curto tempo de visibilidade. Um story dura 24 horas, já uma publicação no feed costuma ter melhor performance nas primeiras horas.
Logo, a primeira recomendação é fazer publicações diárias. Quanto mais frequente posts com conteúdos direcionais, mais chances de engajamento e visibilidade.
Entre as dicas para aproveitar os recursos da plataforma, estão:
Interaja
Converse com os seus seguidores no Instagram, responda perguntas e comentários, pois interagir com seus seguidores é um dos principais propósitos do Instagram.
Use caixas de perguntas e enquetes para conhecer os principais problemas dos empresários, os seus desafios e desejos, o que pensam a respeito de questões de gestão financeira e outros temas relacionados à contabilidade.
Capriche nas imagens e vídeos
Os vídeos de contabilidade no Instagram e as imagens com dicas, alertas e insights precisam ter conteúdos que tragam soluções para empresários.
Conte histórias reais em vídeo
Busque histórias que motivam os empresários a entenderem como os contadores podem ser parceiros estratégicos para construir relacionamentos com os seus seguidores. Apresente também cases de sucesso.
A conexão com o público costuma ser maior quando você aparece em vídeos. Os seguidores valorizam a autenticidade, a criatividade e a constância é o que viabiliza bons resultados.
Utilize hashtags
Use hashtags voltadas para a contabilidade em seus conteúdos do segmento, por exemplo: #contabilidade, #gestaofinanceira e #escritoriocontabil. Assim você tem maior alcance nas publicações e atrai seguidores.
Dica extra: mantenha o foco na sua rede social trabalhando conteúdos relevantes e soluções para o público-alvo. Isso é fundamental para desenvolver um relacionamento com o público, construir uma identidade e realizar as vendas na contabilidade.
Como anunciar no Instagram o escritório de contabilidade para captar clientes?
O passo de anunciar no Instagram os serviços do seu escritório de contabilidade precisa ter um planejamento com objetivos, metas, prazos, estratégias e recursos disponíveis.
O anúncio pago nessa rede social disponibiliza ferramentas para alcançar o público segmentado e impulsionar vendas de serviços, mas é preciso estudar e testar opções para ser efetiva.
Logo, é importante que conheça o seu público-alvo e capte dados de interesse demográficos e de comportamento para segmentar os anúncios.
Além disso, crie anúncios que já visualmente prendam a atenção pensando nos elementos da imagem e um conteúdo persuasivo, com uma proposta irrecusável.
Busque ser criativo e garantir qualidade da imagem ou vídeo.
Selecionamos dicas para você fazer anúncios no Instagram para a captação de clientes. São elas:
Explore a segmentação
O Instagram permite segmentar por comportamentos, interesses, localidade e idade, opções que devem ser levadas em conta para anunciar seus serviços contábeis para um cliente em potencial.
Teste formatos de anúncios
Explore versões de anúncios em vídeos, fotos ou carrosséis (conteúdos em série visualmente elaborados) e stories. Os formatos diferentes podem agradar e atrair ainda mais os prospectos.
Use CTA
Escolha estrategicamente um CTA, ou Chamada para a Ação em português, para que o público realize uma ação de imediato.
Ela pode ser para direcionar para uma página de vendas, para um vídeo de vendas, para o chat do WhatsApp, dentre outras ações.
Entre os exemplos estão:
- “Saiba mais”.
- “Clique aqui”.
- “Clique aqui em 3, 2, 1”.
- “Arrasta para cima”.
Otimize seus anúncios
Monitore regularmente os anúncios dos seus serviços contábeis e crie dados para otimizá-los. Acompanhe:
- Número de impressões
- Taxa de Conversão
- ROI, Retorno Sobre o Investimento
- Quantidade de cliques.
Esteja aberto a mudanças. Apesar da plataforma buscar ser didática, existem os gestores de tráfego que são responsáveis por realizar a publicação e auxiliar na busca pelo melhor cenário, de maiores conversões a baixo custo.
O Instagram utiliza um sistema de leilão para estabelecer os preços dos anúncios. Você pode anunciar a partir de um orçamento diário ou vitalício para a campanha.
A plataforma apresenta o custo por clique (CPC) ou custo por mil impressões (CPM) baseado na concorrência. A segmentação do público-alvo, o maior alcance e outras personalizações podem fazer o valor do anúncio subir.
Por fim, lembre-se que é necessário construir um Instagram com conteúdos estratégicos para o seu escritório de contabilidade. Depois disso, você pode trabalhar a captação de clientes, encaminhando seus seguidores que interagem com você para os seus canais de vendas.
Animado para conquistar mais clientes através do Instagram? Acompanhe mais conteúdos de vendas na contabilidade práticos no nosso blog.