Abrir uma empresa contábil e fazer com que ela não pare de crescer é desafiador.
Esse é o resultado que a contadora consultora Catarina Amaral colhe há 24 meses.

Ela começou sozinha como “euempresa” — como ela mesma diz — e hoje fatura mais de cinco dígitos.
Catarina repassou suas dicas de sucesso no empreendedorismo no Contabilidade Consultiva Ao Vivo, o maior evento do setor contábil. Seu tema era: “A jornada do jovem empreendedor contábil”.

Assista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=9MvecTQF5bg
Aos 24 anos, em janeiro de 2020, Catarina criou a ProPec Consultoria. Pouco tempo depois, em março daquele ano, começou a pandemia. Ela usou toda a sua bagagem em auditoria contábil e consultoria para captar clientes. Em um mês chegou aos 10 primeiros clientes.
Segundo Catarina, as 3 principais estratégias que fizeram com que sua empresa contábil não parasse de crescer foram:
- Processo digital;
- Tomada de decisão estratégica;
- Tecnologia.
O início
Mesmo com a formação em auditoria contábil, Catarina Amaral resolveu começar a trabalhar em um escritório de contabilidade. Ela tinha 19 anos e lá aprendeu tudo o que podia no setor.
Ela contou que gostava de prestar atenção no comportamento de seus superiores, pois sabia do seu desejo de empreender. Quando abriu sua própria empresa, a contadora fazia todas as funções, como relembrou:
“Era 50% para operação e 50% para vendas. Eu estava começando. Quando conquistei o primeiro cliente, prestei o melhor atendimento possível”.
Para Catarina, o maior desafio de quem empreende na contabilidade é o ajuste entre a entrega qualificada e a conquista de clientes. Ela contou que todo seu empenho começou a ter um efeito multiplicador.
“Eu honrei meu primeiro cliente. Dele vieram mais dois. Desses dois vieram mais cinco. E quando vi bati meus 10 primeiros clientes em um mês de escritório sozinha”.
Atualmente, ela contou que tem sete funcionários e mais de 150 clientes. Seu marido, Carlos, é contador e o seu sócio.
Jornada
Na caminhada de empreendedora, a contadora consultora Catarina Amaral contou que seus piores erros foram:
- O ego como pior inimigo;
- A venda do serviço errado para o cliente errado;
- O desperdício de mercado.
Catarina afirmou que por mais que admirasse sua trajetória, percebeu que seriam necessárias outras habilidades para o negócio.
“Eu tive de aprender a ser do comercial e a ser empresária. Quando eu era ‘euempresa’ cheguei a inventar duas funcionárias. Uma delas era do comercial que falava com clientes. Estava começando. Hoje não faço mais isso”, contou.
A contadora e empresária contábil notou quando oferecia serviços para quem não estava preparado. “Hoje busco entregar o produto certo para o cliente certo e no mercado certo”.
Gestão
“Por que escolheu a contabilidade? O que é sucesso para você?”. Essas são algumas das perguntas que a empresária contábil Catarina Amaral acredita que empreendedores devem se fazer.
“Empreendedor é aquele que tem o ímpeto de construir, de questionar, de criar e inovar. E todos os dias a sua escolha tem de ser a contabilidade”.
Outra questão que deve ser recorrente nas tarefas empresariais é: “Com base em que você toma decisões?”. Pergunte-se se é: “no mais cômodo”, “mais fácil”, “mais barato” ou “mais rápido”.
“Todas as decisões precisam ser estratégicas na sua empresa. E isso vale para seus funcionários. Sua equipe precisa saber tomar boas decisões. Crie dentro do seu negócio pequenos empreendedores”, indicou Catarina.
A gestão de sua empresa prioriza três pilares: planejamento, estrutura intuitiva e colaborativa e monitoramento. Para manter um negócio estratégico, Catarina recomenda atenção a esses pontos:
- Objetivos claros e numericamente definidos;
- Metas claras e numericamente definidas e tangíveis;
- Estudo de mercado;
- Estudo de tecnologia para o aceleramento de processos;
- Ações monitoradas e reajustes de rotas constantes.
Vendas e marketing
Uma das decisões empresariais da contadora consultora Catarina Amaral foi investir em marketing e segmentação de clientes. A falta de dinheiro para investir na internet não a desanimou.
“Grande parte das minhas principais influências estavam investindo pesado em marketing, usando bastante o Facebook Ads e o Google Ads. Eu não tinha tempo de aprender a ferramenta e não tinha grana para realizar aquele investimento. Minha decisão foi segmentar a minha prospecção ativa”, contou ela que revelou que seu recorte foi a nível estadual da Bahia.
Na parte “offline”, ela tomou várias ações: “Muitos amigos meus não sabiam que eu era contadora. Comecei a construir minha imagem em associações, grupos de empresários e de contadores. Essa construção foi fundamental para que eu me construísse como uma empresária que faz escolhas e arca com elas”.
Em 2022, Catarina revelou que o investimento de sua empresa vai ser voltado para o marketing online. Ela afirmou que já teve alguns resultados positivos.
Catarina contou ser essencial contadores buscarem conhecimento sobre marketing. “Mesmo que tenha uma fragilidade técnica que comprometa a operação, 50% de performance tem de ser para isso. Nos outros 50% você estuda marketing e vendas”.
Contabilidade Consultiva Ao Vivo
Contabilidade Consultiva Ao Vivo (CCAV). Esse é o nome do evento que marcou o setor contábil como a primeira maior imersão de 2022. Ao todo 15 experts de contabilidade dividiram tendências, dicas, experiências e desafios a superar.
Fizeram parte do evento mais de 700 contadores que atuam de norte a sul do país. O CCAV foi idealizado pelo criador da @contabilidadeconsultiva e empresário contábil, Pedro Nery. Foram mais de 20 horas de palestras e em 2023 haverá uma nova realização do CCAV.

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