A proposta de serviços contábeis é um documento criado para oferecer serviços de contabilidade para empresas.
O documento pode ser feito em PDF e deve ser estruturado para mostrar os diferenciais do escritórios de contabilidade, valores cobrados e as soluções para atender aos problemas e desejos dos gestores empresariais.
Esse documento precisa ser construído para que o cliente consiga entender tudo o que vai ser entregue. Por isso, é importante saber o que é indispensável ter nessa proposta para você fechar mais contratos.
Acompanhe até o final o artigo e crie o seu modelo de proposta de serviços contábeis!
O que é uma proposta de serviços contábeis?
A proposta de serviços contábeis é um documento que apresenta as atividades que contadores realizam ao seu cliente e pode ser em formato PDF. Ele descreve os serviços, prazos de entrega, valores envolvidos, forma de pagamento para o entendimento do que é oferecido para empresas ou pessoas físicas.
O Google Docs e o Word são ferramentas úteis para a criação dessa proposta que pode ser salva em PDF e ser enviada ao prospecto via e-mail.
Essa proposta deve ser personalizada focando nos desafios da empresa e nas soluções que o seu negócio contábil conta.
informações relevantes sobre o serviço cotado, valores envolvidos, prazos de entrega, forma de pagamento e demais informações necessárias para que o cliente compreenda tudo que é oferecido e todas as etapas e processos.
Como fazer esse documento?
Para fazer uma proposta de serviços contábeis mais assertiva, o ideal é entender os desafios que a empresa tem e elaborar um documento com soluções específicas.
Por isso, busque fazer uma reunião presencial para entender necessidades e problemas do negócio e, depois, construa uma proposta que agregue valor.
Acompanhe o passo a passo para montar essa proposta de prestação de serviços:
Faça um histórico sobre o escritório de contabilidade
Inicie o documento apresentando a história do seu escritório de contabilidade. Busque ser direto e destacar dados relevantes como especializações e maiores conquistas. A especialização, por exemplo, pode ser em legislação tributária.
Inclua também:
- Tempo de mercado;
- Experiência dos profissionais;
- Prêmios;
- Reconhecimentos na área.
Essas informações conferem credibilidade ao seu negócio. Se você já tiver clientes de referência eles podem ser incluídos no documento, estratégicos ainda mais se forem do mesmo segmento que o prospecto.
Apresente os serviços prestados
Faça uma breve descrição sobre os serviços ofertados e como funcionam na parte fiscal, trabalhista, contábil. Formate os tópicos apresentando os problemas e as soluções que a sua empresa oferece para agregar valor à sua proposta.
Informe as datas de envio dos documentos pelo cliente e os meios a serem utilizados, seja e-mail ou WhatsApp. Apresente as regras nas situações da falta da entrega e cenários para a suspensão dos serviços.
Apresente serviços extras como a emissão de certidões negativas, alterações societárias, controle do imobilizado, planejamento tributário, consultoria tributária, consultoria de gestão financeira e serviços de contabilidade gerencial.
Informe honorários de contabilidade
Esta parte do documento serve para o repasse dos honorários de contabilidade e a precificação deve considerar custos internos para atender ao cliente e o porte da empresa e sua equipe.
Para definir um preço, informe-se sobre a estrutura societária, o regime fiscal, a movimentação da folha, se há mais de um CNPJ ativo e se existem filiais da empresa.
Informe o índice aplicado na renovação do contrato que costuma ser reajustado conforme o IGP-M, IPCA ou salário mínimo, além de outros detalhes contratuais. Lembre-se de incluir a margem de lucro.
Inclua a validade da proposta
Informe no fim do documento de proposta de serviços contábeis que ele tem validade. Esta é uma estratégia de marketing que ativa o senso de urgência e a prática de mercado gira em torno de um prazo de uma semana a 15 dias.
Prepare a sua equipe para fazer contatos com o prospecto buscando o fechamento do contrato, quebrando objeções, mas sem abordagens invasivas ou excessivas. Então, adote práticas estratégicas para isso e amigáveis.
5 principais erros de uma proposta de contabilidade
No processo de criação da proposta dos serviços de contabilidade, é necessário observar pontos de estratégia e que podem desrespeitar a ética da contabilidade.
Conheça os 5 principais erros na elaboração desse documento a serem evitados:
- Cuidado ao copiar e colar: o ato de fazer adaptações em cima de um documento já existente pode gerar falhas ao deixar o nome da outra empresa ou o texto perder a coerência.
- Anunciar serviços de cortesia: tenha cuidado ao oferecer cortesias que não geram percepção de valor ao cliente. Dê preferência por realizar seus serviços com excelência.
- Dividir serviços por valores: o risco de especificar quanto custa cada serviço contábil é conduzir o cliente a querer fazer adaptações que não são favoráveis.
- Se preocupar com tamanho do PDF: a proposta muito longa pode fazer o prospecto perder o interesse; e curta demais, pode parecer não ter diferenciais ou ser rasa. Logo, busque desenvolver um texto com persuasão e mostrar seus diferenciais sem textos muito longos.
- Não desenvolver um documento próprio para dispositivos móveis: crie um documento adaptado para celulares e tablets.
Agora que sabe mais sobre como montar uma proposta de serviços contábeis, é importante destacar sobre o tempo para envio da proposta. Depois de feita a reunião presencial, busque entregar a proposta no dia seguinte, pois isso pode ser determinante para fechar o contrato.
Os diferenciais do seu negócio contábil — como adotar as práticas de contabilidade consultiva, utilizar tecnologia de ponta e outras ações — são essenciais para que mais clientes fechem contrato.
Lembre-se que para crescer, a empresa precisa captar novos prospectos. Por isso, escolha bem as palavras e zele pela estética do documento.
Preparado para formular uma proposta de serviços de contabilidade eficiente? Aprenda mais sobre o setor comercial de empresas contábeis no nosso blog.