Um blog de contabilidade é um espaço estratégico para prospectar clientes por meio de conteúdos relevantes, formação de autoridade e diferenciação.
Esse recurso deve ser utilizado junto a estratégias de marketing e vendas e seus resultados devem ser monitorados para os esforços se reverterem em lucros para o escritório contábil.
Além da produção de artigos ter caráter informativo, ela serve de isca para a conquista de novos clientes. Nesse contexto, o blog é uma ferramenta que passa credibilidade a respeito do seu escritório de contabilidade e é efetivo para criar relacionamentos com prospectos.
Entenda como criar um blog de contabilidade de forma estratégica e determinante para conquistar mais clientes.
Quais vantagens de criar um blog para o escritório de contabilidade?
Desenvolver um blog para o seu escritório de contabilidade é uma estratégia que pode render frutos a médio e longo prazo, desde que produza artigos relevantes.
Essa ferramenta é uma estratégia de marketing digital que casa com a proposta da contabilidade digital. Conheça os benefícios de se empenhar em criar um blog de contabilidade. Entre as vantagens, estão:
- Ganho de reconhecimento e credibilidade no mercado;
- Atração de novos clientes;
- Trazer mais prospectos para o seu funil de vendas;
- Aumento do faturamento da sua empresa contábil.
Dicas para desenvolver um blog contábil
A partir de agora, confira as principais recomendações para criar um blog de contabilidade a nível de estruturação, conteúdo e estratégias de marketing.
É viável que o blog seja vinculado ao site do seu escritório de contabilidade. O endereço do site deve ter um nome de fácil memorização (domínio do site) e apresentar a história da empresa, missão, valores, serviços realizados, contatos, endereço e outras informações.
As dicas para montar um blog de contabilidade são:
Crie uma estratégia de marketing
Os conteúdos produzidos para o seu blog de contabilidade devem estar alinhados a estratégias de marketing. O objetivo pode ser captar clientes, se posicionar como autoridade no mercado, divulgar novos serviços do escritório contábil, buscar clientes do mesmo segmento, dentre outros.
As estratégias podem ser de médio e longo prazo e devem ter metas claras. Os artigos podem fazer parte de um funil de vendas, oferecendo artigos que resolvem problemas simples até conteúdos mais profundos que o façam tomar uma iniciativa: no caso, contratar o seu escritório de contabilidade.
Defina a persona
A persona é uma representação do seu cliente ideal e é uma estratégia para você direcionar suas abordagens. Essa tática de marketing é fundamental para a criação dos artigos do seu blog de contabilidade, que devem solucionar dúvidas da sua persona. Logo, os conteúdos precisam ser ricos, ou seja, trazer informações relevantes.
Na construção da persona, são levantados os desafios enfrentados, os desejos, os medos, as crenças limitantes. Tudo isso para construir conteúdos que façam ele perceber o valor que seus serviços contábeis podem agregar para a empresa dele. Escolha uma plataforma
O seu blog de contabilidade vai precisar ficar hospedado em alguma plataforma. Entre as opções, estão o WordPress, Blogspot, Wix, dentre outras. É importante escolher uma hospedagem que suporte além do texto, foto, infográfico, vídeo e outros elementos.
Desenvolva um calendário de publicações
Pesquise em plataformas como o Google Trends os termos mais pesquisados no Google voltados para o meio contábil. A partir disso, crie um calendário de publicações para criar artigos que apresentem soluções aos empresários.
Programando o que vai publicar com antecedência, você pode produzir conteúdos variados, relevantes e que fazem parte da vida dos empresários — como o prazo de entrega de declarações como IR e atualizações do eSocial.
Crie artigos com práticas de SEO
Um dos focos para com os artigos do seu blog de contabilidade deve ser aparecer nas primeiras páginas de respostas do Google. Isso é possível quando os artigos seguem as diretrizes de Search Engine Optimization (SEO). O mecanismo reúne as práticas que o Google determina como relevantes para exibir um conteúdo nas primeiras páginas. Logo, os artigos do seu blog de contabilidade precisam ser otimizados com SEO.
Ao otimizar os artigos com SEO, as chances dos seus clientes em potencial acessarem o seu blog aumentam, construindo autoridade para a sua marca e aumentando as oportunidades de ter novos clientes.
Divulgue em suas redes sociais
Divulgue os artigos do seu blog de contabilidade nas redes sociais da sua empresa. Utilize a caixa de perguntas do seu Instagram buscando saber sobre o que o seu público-alvo gostaria de tirar dúvidas. Em seguida, produza um artigo sobre o tema e divulgue no Instagram que o assunto foi esclarecido em artigo no seu blog.
Você também pode finalizar um artigo no seu blog contábil convidando para que o leitor inscreva-se nas suas redes sociais. Essas são algumas estratégias para o seu público migrar das redes sociais para o blog e vice e versa.
Quais conteúdos postar?
A cabeça de quem produz conteúdo para empresários, deve estar em esclarecer sobre a tributação, vantagens tributárias, fazer recomendações quanto a parte trabalhista, fiscal, contábil, de gestão financeira e muito mais. Selecionamos alguns temas abaixo para o seu blog de contabilidade:
- Como ter lucro na empresa;
- Como reduzir custos na empresa;
- Como realizar o gerenciamento financeiro no negócio;
- A forma de fazer gestão de controle de estoque;
- Como a consultoria financeira contribui para o crescimento empresarial;
- Obrigações do Simples Nacional;
- Regime tributário do Lucro Presumido e Lucro Real;
- Aplicação do Fator R no Simples Nacional;
- Atualizações sobre o eSocial;
- Recuperação tributária;
- Benefícios tributários e isenções;
- Guia de Imposto de Renda;
- Vantagens da terceirização do setor financeiro (BPO Financeiro).
Insira um Call To Action (CTA), ou chamada para a ação, no encerramento do seu artigo, que serve para solicitar ao leitor que realize uma ação. Vamos supor que escreveu sobre a recuperação de impostos para empresas do Lucro Real e, ao final do texto, convidar para ler um artigo sobre benefícios fiscais.
Você também pode solicitar que o leitor cadastre-se para receber e-mails, enviando outros e-mails marketing com conteúdos que o conduzam a contratar os seus serviços contábeis.
Para finalizar, é importante destacar que as estratégias adotadas em seu blog de contabilidade, e no site, devem seguir as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Inclusive a coleta de e-mail, celular, cargo, número de funcionários e outros dados.
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