Contabilidade Consultiva por Pedro Nery - Contador Consultor

15 dias para fazer um case de sucesso em escritório contábil

Quinze dias para realizar um case de sucesso com um cliente do escritório contábil. Esse foi o desafio lançado pelo empresário contábil Fabiano Castro aos seus colaboradores. Conheça as ações diferenciadas que fizeram o escritório de Fabiano crescer.

O contador e CEO da JR Gestão e Contabilidade e da Axxen Consultoria, Fabiano Castro, trouxe dicas empresariais no Contabilidade Consultiva ao Vivo. O tema palestrado foi “Do interior do Rio a maior capital da América Latina”.

A empresa de Fabiano é localizada em Três Rios, no Rio de Janeiro. Em fevereiro deste ano, ele inaugurou uma unidade em São Paulo.

Uma das ações promovidas por Fabiano foi o programa interno “Acampamento de guerra”, com 10 módulos. Seu objetivo era estimular os trabalhadores para a essência consultiva, conhecer novas soluções criativas e dar o melhor atendimento ao cliente. Entenda!


Acampamento de Guerra

O empresário contábil Fabiano Castro explicou que ao todo participaram do programa “Acampamento de guerra” 160 colaboradores. Eles foram separados em grupos de 20 e a primeira fase foi o “Papo com o CEO”, um momento de conversa com Fabiano. 

“Perguntei qual era o sonho de cada um. Reforcei o propósito da empresa de ‘transformar o empreendedorismo do Brasil’. Expliquei que, apesar dos sonhos serem diferentes, era possível caminhar na mesma estrada para realizá-los. Lancei o desafio dos 15 dias para fazerem o case de sucesso”. 

Fabiano contou que os funcionários tinham liberdade para escolherem a forma de transformar esse cliente. “Podiam ser planejamentos tributários, mapeamentos e muito mais”. 

Somente 16 colaboradores trouxeram projetos validados por Fabiano. Eles ganharam uma mentoria e livros para atingirem seus sonhos mais rápido. Além disso, passaram a ter lições para realizar, como mapeamento de clientes, e vão disputar um prêmio de R$ 5.000,00.

“Eles iniciaram a fase de ‘Acampamento de guerra’. Dei esse nome, pois é nesse local que as estratégias são montadas. Eles já tiveram vários encontros, sessões de PNL e muito mais. Foi algo marcante”. 

Para Fabiano, uma lição ficou clara: não tente fazer com que o seu time inteiro vá contigo. Leve quem quiser ir. 


Concorrência interna

Na empresa contábil de Fabiano Castro, o funcionário ganha quanto quiser. O empresário explicou que em um comparativo entre folha de pagamentos e faturamento notou que cada funcionário corresponde a um honorário. 

“Na JR cada funcionário ganha de acordo com o honorário que absorve. Um colaborador pode aceitar ou recusar um cliente e outro colaborador pode assumí-lo”.

Participam desse esquema os funcionários do DP, do Fiscal e do Contábil. Fabiano trouxe um exemplo considerando que um funcionário argumentasse que não queria assumir um cliente. 

“Imagine que ele me disse que o cliente paga mal. Eu perguntaria: ‘Ele paga mal ou a gente não está automatizando ele o suficiente?’. Se a confirmação fosse que ele está pagando mal, poderia avaliar reajustar o valor do serviço. Ou um outro colaborador, que tinha interesse em atender esse cliente, pode se oferecer”. 

Os funcionários do setor administrativo não participam desse movimento. Eles ganham um salário fixo e têm acréscimos a partir de uma variável semestral segundo o faturamento semestral da empresa.


Dicas de gestão

Em época de pandemia, o empresário contábil Fabiano Castro contou que construiu uma rede de contadores. “Acionei outros contadores amigos e nosso foco era dar o maior fluxo de caixa e melhorar estratégia e condições de trabalho. Nenhum cliente nosso quebrou na pandemia”.

Anos antes da pandemia, ele promovia eventos para os clientes: “O JR Meetings era um dia inteiro de palestras sobre inovação, e-commerce, marketing e investimento com palestrantes renomados. Não falava sobre contabilidade”.

Na parte consultiva, ele sugere criar proximidade com os clientes levando oportunidades ou alertando sobre obstáculos. Algumas das dicas são:

  • Veja os produtos que o seu cliente vende. Será que não conhece ninguém que possa vender mais em conta para ele? Se sim, recomende;
  • Selecione os produtos que seu cliente mais vende, aplique o markup pela nota fiscal, e mostre ao cliente para ele traçar novas estratégias;
  • Crie um mapa de risco para apontar erros na gestão da empresa que precisam ser corrigidos para evitar multas e sanções;
  • Sugira mudanças no quadro de horário da empresa do cliente para que ele pague menos horas extras.


Desafios

Um dos desafios que Fabiano Castro enfrentou foi o processo de sucessão. Ele contou que aos 13 anos começou a trabalhar no escritório contábil em que o pai era sócio. Em seguida, o pai abriu a própria empresa. 

“Muitas vezes eu tive de ter ações que meu pai teria, pois estava sob o comando dele. Nem sempre era fácil implementar mudanças. O BPO Financeiro é um exemplo, pois meu pai achava que devíamos nos dedicar a outras coisas”.

Em 2019, seu pai entregou a gestão da empresa a Fabiano. Antes disso, muita coisa aconteceu:

“Minha empresa pegou fogo e um mês depois nosso sistema foi hackeado. Mas conseguimos recuperar sem ter de pagar ao hacker. Fizemos mudanças de sistemas contábeis. Um ano depois que meu pai repassou a empresa, dobramos o seu faturamento”, disse Fabiano.

Contabilidade Consultiva Ao Vivo

Um encontro inédito entre 15 mentes brilhantes da contabilidade aconteceu Contabilidade Consultiva Ao Vivo (CCAV). O evento foi idealizado pelo empresário contábil e criador da @contabilidadeconsultiva, Pedro Nery.

Em dois dias de evento — o maior que o setor teve em 2022 — foram mais de 20 horas de conteúdo. Os experts compartilharam estratégias, falhas e inovações para mais de 700 contadores participantes. 

Para o ano que vem, já está programado o Contabilidade Consultiva Ao Vivo 2023 (CCAV). O evento contou com lançamentos de sistemas, sorteios, happy hour e muito networking de profissionais de todo o Brasil.

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