Para aplicar a contabilidade consultiva, você não pode estar preso no escritório. Descubra como tornar sua empresa autogerenciável e ganhar mais tempo.
“Mas por que eu não posso ficar no operacional? Eu sou contador!” Talvez você tenha se perguntado isso.
Para essa pergunta, eu te faço outra: contador, seus colaboradores te passaram demandas do operacional hoje?
Quanto tempo isso te tomou? Quantos clientes você deixou de conquistar por estar preso no escritório resolvendo problemas que seus funcionários deveriam estar cuidando?
Se você quer atuar como contador consultor, você precisa de uma empresa autogerenciável e a melhor forma de conseguir isso é organizando seu escritório para atuar de forma independente.
Geralmente, as perguntas mais comuns são: como fazer essa divisão de tarefas? Em quais setores? Será que vale a pena subdividir áreas já existentes?
As empresas contábeis geralmente se organizam nos seguintes departamentos: Pessoal, Fiscal, Contábil e Societário (que tem vários nomes no Brasil). Minha empresa Contabilidade.Net, por exemplo, tem a mesma divisão básica dos setores.
Contudo, nossa experiência foi que apenas esses blocos fazem com que as demandas cheguem por todos os lados — e, na maioria das vezes, a prioridade da equipe vai ser resolver o problema, mesmo que eles precisem parar suas atividades principais para isso.
A regra de ouro para evitar a quebra de ritmo na produção é a subdivisão dos setores em três áreas.
Por exemplo, no Departamento Fiscal, temos:
1. Onboarding
Responsável por realizar toda a parametrização de novos clientes que entram no setor fiscal, o Onboarding é essencial para evitar dados duplicados e garantir que o cliente entenda como funciona o seu negócio. Essa fase, quando bem curada, ajuda na satisfação do cliente e tira do restante da equipe a carga de “educar” empresas ingressantes.
2. Suporte
Tirar dúvidas, solicitar segunda via de impostos, pedir declarações… É com essa equipe que o cliente entra em contato quando precisa de um atendimento rápido e de qualidade. O subsetor de suporte é focado em atender demandas (por vezes) paralelas e, se preciso, serve como mediador entre as demais equipes.
3. Processamento
A divisão entre suporte e processamento pode até ser vista com estranhamento — principalmente quando se vem de uma contabilidade tradicional — mas ela é essencial para garantir o foco nas tarefas manuais e intelectuais do escritório. Ao assumir o papel de “barreira”, a produtividade e eficiência são garantidas.
Ao replicar essa estrutura nos demais setores, descobrimos ser possível até mesmo atender mais empresas por vez sem alterar a quantidade de funcionários (e o resultado é praticamente imediato!).
Por fim, uma boa notícia: Contador, na gestão de negócios não existe certo ou errado. Talvez o modelo que apresentamos hoje não seja para você, talvez você saiba disso.
E tudo bem! O mais importante é você conhecer as diferentes opções e saber escolher aquela que mais se adequa ao seu estilo.
Bônus: 3 Setores importantes para uma Contabilidade Consultiva
1. Sucesso do Cliente
Fechar impostos, enviar folhas de pagamentos, fechar contabilidade… Não é com eles!
Em um escritório orientado para a contabilidade consultiva, o setor do Sucesso do Cliente é uma equipe focada em humanizar a experiência geral do contratante. Muito além de fortalecer a relação de confiança, são eles que vão te oferecer a liberdade de escolher com quais clientes você deseja atender.
2. BPO Financeiro
É um fato: o seu cliente (e a maioria dos empresários no Brasil) precisa de ajuda na Gestão Financeira do negócio. O BPO Financeiro é uma das faces mais importantes da contabilidade consultiva. Se você não oferecer esse serviço, o seu concorrente vai.
3. Gestão (RH)
Se nós imaginamos uma empresa como um sistema igual ao corpo humano, o RH (pessoas focadas em pessoas) cumpre o papel de ligar todos os órgãos e garantir que tudo funcione como planejado. Quanto maior é a sua empresa, mais você está perdendo ao não ter um time de Gestão de Pessoas focado.