Contabilidade Consultiva por Pedro Nery - Contador Consultor

O que é taxa de conversão e como otimizá-la na contabilidade?

A taxa de conversão valida se a estratégia de marketing e vendas resulta na entrada de novos clientes.

Essa métrica serve para estudar a conversão de visitantes de uma página em leads, a performance de uma página e táticas para o crescimento da empresa cujo cálculo é feito por divisão.

Os dados obtidos através dessa taxa são decisivos para direcionar tempo e dinheiro em medidas que vão gerar resultados potentes. Logo, a taxa de conversão é relevante na contabilidade por fornecer insights para a gestão.

A taxa ajuda a compreender o comportamento do cliente e os gargalos ao longo do funil de vendas. Com isso, você analisa se os esforços de marketing digital e vendas estão avançando em números, a cada caso.

Então, se você quer aprender o que é taxa de conversão e como calculá-la, está no lugar certo. Acompanhe o que preparamos para você:

  • O que é taxa de conversão?
  • Como calcular a taxa de conversão?
  • Qual é o percentual de taxa ideal?
  • O que é uma boa taxa de conversão?
  • Como melhorar a taxa de conversão?

O que é taxa de conversão?

A taxa de conversão é uma métrica que mede a proporção de visitantes que realizam uma ação desejada, como uma compra ou preenchimento de formulário, em relação ao total de visitantes de um site ou campanha. Ela avalia a eficácia das estratégias de marketing.

Esse é um indicador utilizado para medir quantos visitantes das suas páginas tornaram-se clientes. Com essa métrica, você consegue os canais da empresa que geram mais tráfego de visitantes, analisar a origem do tráfego entre os canais da empresa e, em seguida, desenvolver estratégias para aumentar a taxa de conversão.

Isso facilita você perceber as oportunidades cultivadas em diferentes fases do funil de vendas e fechar novos negócios.

Como calcular a taxa de conversão?

Para calcular a taxa de conversão, divida o número de conversões pelo número de contatos e lembre-se que os dados devem corresponder ao mesmo período. Veja como ele se aplica:

Vamos imaginar que o site do seu escritório de contabilidade recebeu 7.450 visitas em janeiro e 320 delas preencheram o formulário “Problemas para obter lucros”. A taxa de conversão é:

Taxa de conversão = 320 ÷ 7.450

Taxa de conversão = 0,042

Ao multiplicar o resultado por 100, você encontra o percentual:

Taxa de conversão (%) = 0,042 x 100

Taxa de conversão (%) = 4,2%

Agora vamos a um exemplo de taxa de conversão de vendas. Um colaborador atendeu, ao todo em setembro, 815 leads que desejam seus serviços de contabilidade consultiva. Desses, 427 entraram para a carteira da sua empresa de contabilidade. A fórmula é aplicada assim:  

Taxa de conversão = 427 ÷ 815

Taxa de conversão = 0,5239

Taxa de conversão = 52,4%

Taxa de conversão (%) = 52,4%

Qual é o percentual de taxa ideal?

A taxa de conversão ideal deve considerar as metas específicas do seu negócio contábil e a comparação com concorrentes.

Imagine que a taxa de conversão de visitantes para leads no site da sua empresa foi de 10% e 4% deles passaram a ser seus clientes. Para aumentar a conversão, você precisa estudar se o discurso de vendas convence, se são leads que estão no momento certo de compra e outras situações.

Quanto mais monitorar essa métrica e adaptar as estratégias, mais chances de alcançar as metas propostas.

O que é uma boa taxa de conversão?

A boa taxa de conversão vai depender das metas traçadas para a sua empresa contábil, estratégias, principalmente a partir do comportamento dos leads ao longo da jornada de compra.

Para realizar essa avaliação, considere analisar se as vendas bateram a meta, se a base de leads obteve crescimento conforme o esperado. Vale revisar se as estratégias estão impulsionando os leads a avançar as etapas no funil de vendas.

Cada resultado da taxa de conversão precisa ser estudado para orientar estratégias para aprimoramentos no setor de vendas do seu escritório de contabilidade.

Como melhorar a taxa de conversão?

Entre as ações de melhoria da taxa de conversão estão as táticas para atrair mais visitantes para o seu site e redes sociais e aumentar o grau de qualificação dos leads remanejados para a equipe de vendas. Outro passo importante é aplicar estratégias de vendas diferenciadas.

As demais dicas para essa otimização da taxa, são:

Simplifique

Direcione e facilite a ação que o seu lead deve tomar. Se for para clicar em um link, deixe-o visível e garanta que ele seja o único link na página, evitando confusões. Já sobre os formulários, uma recomendação é criar um documento com poucos campos para preenchimento. Assim, você aumenta as chances de preenchimento.

Desenvolva ações estratégicas

As equipes do departamento de vendas da contabilidade e de marketing devem alinhar táticas para aumentar a taxa de conversão. Elas podem ser para aperfeiçoar a forma de qualificação dos leads ou para aumentar o número de visitantes para os canais oficiais da empresa.

Teste

Realize testes A/B criando duas versões direcionadas para grupos diferentes e acompanhe a performance. Esse tipo de teste pode ser feito:

  • Em e-mails marketing do seu escritório de contabilidade;
  • Na disposição dos botões no seu site, e-mail ou página de vendas;
  • Nas cores utilizadas no site, landing pages ou e-mails; 
  • Em elementos distribuídos no seu site e sua diagramação;
  • Em títulos de artigos do seu blog, site, e-mails etc.

Seja persuasivo

Comunique com clareza de que maneira o seu serviço soluciona um problema ou gera resultados, seja nos serviços contábeis ou de consultoria. Quanto mais sólida for a ligação estabelecida com sua audiência, por meio da persuasão, maiores serão suas taxas de conversão.

Utilize a tecnologia

Utilize sistemas de CRM de vendas  — Customer Relationship Management, em português, sistema de gestão de relacionamento com o cliente  — registrando cada ação de vendas. Ele automatiza processos e proporciona insights para melhorar o acompanhamento e a gestão de leads.

Compreendeu como a taxa de conversão mostra qual a porcentagem da sua audiência converte, pois traz os resultados empresariais esperados e como fazer o seu cálculo? 

Conheça outras ferramentas de vendas e táticas de negócios contábeis no nosso blog.

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