Os 4 modelos de negócios contábeis

Os 4 Modelos De Negocios Contabeis Post - Contabilidade Consultiva | Marco Educação

Os modelos de negócios contábeis estão mudando em um ritmo acelerado.

Com a evolução tecnológica que ocorreu nos últimos anos, surgiram novas possibilidades dentro do mundo empresarial – e com a contabilidade, esse fenômeno não foi diferente.

Vários dos processos manuais e repetitivos – como digitação de notas fiscais ou cálculo de tributos – já podem ser automatizados e realizados em pouquíssimo tempo. E, mais do que isso, os profissionais contábeis ganham mais tempo e conhecimentos para gerar um valor maior para o seu cliente.

Com base nessa evolução tecnológica, surgiram novos modelos de negócios contábeis que já ocupam um bom lugar no mercado. E a tendência é que eles sigam crescendo pela sua capacidade de gerar uma experiência mais satisfatória para o empresário.

A influência da tecnologia no mundo dos negócios

A tecnologia mudou os negócios. É cada vez mais comum vermos empresas que utilizam as soluções digitais como peça fundamental para os seus modelos de negócios – conseguindo obter sucesso em mercados com vários concorrentes.

O que não faltam são bons exemplos disso: Uber, Netflix, Airbnb, Instagram, Whatsapp, entre outros.

Todas essas são empresas que revolucionaram os seus mercados e alcançaram um sucesso internacional como consequência.

Pense por um instante como era a experiência de pegar um táxi para se locomover. Você tinha que brigar por um táxi em lugares movimentados, não tinha informação sobre quem era o taxista e nem sabia quanto daria a sua corrida com antecedência. Enquanto essa era a única opção, as pessoas usavam o táxi com naturalidade – mas o Uber surgiu para mudar isso.

O Uber funciona por meio de um aplicativo instalado no seu smartphone que permite chamar um carro que esteja próximo para fazer o seu transporte. Trata-se de uma solução que gerou uma comodidade maior para os clientes – deixando os taxistas defasados.

E, para o empresário contábil, a grande questão que fica é: os contadores serão os novos taxistas?

Modelos de negócios contábeis

A evolução do mercado contábil pode ser visualizada com o estudo dos modelos de negócios contábeis que surgiram. Se uma contabilidade tradicional pode ser comparada aos táxis, os modelos que exploram a tecnologia para gerar mais valor ao cliente se aproximam da proposta do Uber.

Veja as principais características dos 4 modelos de negócios contábeis:

1. Contabilidade Tradicional

A contabilidade tradicional é o modelo contábil mais conhecido por todos. Trata-se do profissional que tem como sua maior preocupação o cumprimento das obrigações legais de seu cliente – e raramente oferece serviços que vão além do básico.

Veja as principais características da contabilidade tradicional:

  • Preço: a partir de R$490,00
  • Relacionamento: reativo – em que o contador espera uma solicitação do cliente antes de realizar qualquer ação
  • Proposta de valor: conformidade em relação às obrigações legais
  • Expansão: indicação, sem muita preocupação com ações de marketing
Pontos fortes
  • Serviços trabalhistas: folha de pagamento e outras obrigações acessórias
  • Serviços fiscais: recolhimento de impostos e suas obrigações acessórias
  • Serviços de registro: constituição, alteração, controle de alvará, entre outras rotinas
Pontos fracos
  • Serviços contábeis: incrivelmente, a maior parte das empresas contábeis não faz os serviços contábeis para seus clientes – e nem internamente.
  • Serviços financeiros: ausência de processos para auxiliar na gestão financeira dos clientes
  • Serviços de consultoria: ausência de uma abordagem consultiva para auxiliar na administração dos negócios
  • Padronização de trabalho: o trabalho não segue um padrão – o que afeta a produtividade e a entrega para o cliente
  • Prazo de entrega: em muitos casos, os contadores estão sempre correndo atrás dos prazos – o que pode levar a atrasos

2. Contabilidade On-line

A contabilidade on-line já é um modelo de contabilidade que explora os recursos digitais. Porém, trata-se principalmente do uso das soluções digitais para oferecer serviços muito semelhantes à contabilidade tradicional – com o diferencial estando no valor cobrado.

Veja as principais características da contabilidade on-line:

  • Preço: a partir de R$90,00
  • Relacionamento: reativo – em que o contador espera uma solicitação do cliente antes de realizar qualquer ação
  • Proposta de valor: conformidade das obrigações legais, com o diferencial da cobrança de um preço muito barato ao cliente
  • Expansão: marketing digital – explorando as estratégias e ferramentas digitais para atrair novos clientes
Pontos fortes
  • Serviços trabalhistas: folha de pagamento e outras obrigações acessórias
  • Serviços fiscais: recolhimento de impostos e suas obrigações acessórias
  • Serviços contábeis: a contabilidade on-line consegue oferecer os serviços contábeis para seus clientes com o uso de ferramentas digitais
  • Padronização de trabalho: com a possibilidade de criar fluxos de automação, torna-se possível padronizar o trabalho
  • Prazo de entrega: a tecnologia agiliza o trabalho e aumenta a produtividade – permitindo que a contabilidade on-line cumpra os prazos de entrega
Pontos fracos
  • Serviços de registro: o serviço de registro é mais difícil de ser oferecido à distância, por isso, a contabilidade on-line peca neste quesito
  • Serviços financeiros: ausência de processos para auxiliar na gestão financeira dos clientes
  • Serviços de consultoria: ausência de uma abordagem consultiva para auxiliar na administração dos negócios

3. Contabilidade Híbrida

A contabilidade híbrida é um modelo de negócio que reúne o melhor da contabilidade tradicional com o da online. Com essa combinação, é possível gerar mais valor ao cliente – e o valor final fica no meio do caminho entre as outras duas propostas.

Veja as principais características da contabilidade híbrida:

  • Preço: a partir de R$290,00
  • Relacionamento: reativo
  • Proposta de valor: conformidade + barato
  • Expansão: marketing digital
Pontos fortes
  • Serviços trabalhistas: folha de pagamento e outras obrigações acessórias
  • Serviços fiscais: recolhimento de impostos e suas obrigações acessórias
  • Serviços contábeis: assim como a contabilidade on-line, a contabilidade híbrida consegue oferecer os serviços contábeis para seus clientes com o uso de ferramentas digitais
  • Padronização de trabalho: a contabilidade híbrida também consegue criar fluxos de automação para padronizar o trabalho
  • Prazo de entrega: com o uso da tecnologia, os prazos de entrega são observados com facilidade
  • Serviços financeiros: o grande diferencial da contabilidade híbrida é o BPO financeiro, que ajuda o empresário a dominar seus números
Pontos fracos
  • Serviços de registro: assim como a contabilidade on-line, a híbrida também peca neste quesito
  • Serviços de consultoria: ausência de uma abordagem consultiva para auxiliar na administração dos negócios

4. Contabilidade Consultiva

O contador é um gestor que pode ensinar boas práticas de administração para os seus clientes. Em vez de simplesmente buscar a conformidade contábil e fiscal, é possível ter um envolvimento maior no sucesso de seus clientes – e é justamente essa a proposta da contabilidade consultiva.

Não estamos falando apenas do uso da tecnologia para melhorar processos que já existem, mas, sim, de uma transformação na proposta do escritório de contabilidade. Um contador consultivo é aquele que atua de forma proativa para gerar um valor real no dia a dia do empresário.

Veja as principais características da contabilidade consultiva:

  • Preço: a partir de R$ 790,00
  • Relacionamento: proativo – com o contador sempre buscando entregar mais valor para o seu cliente
  • Proposta de valor: transformação da empresa do cliente, influenciando na gestão do negócio com informações relevantes
  • Expansão: comercial ativo – com uma abordagem segmentada, programas de indicações e outras ações digitais que demonstram o valor do serviço contábil
Pontos fortes

A contabilidade consultiva é o único dos modelos de negócios contábeis que consegue contemplar todos os serviços desejáveis pelos clientes:

  • Serviços trabalhistas: folha de pagamento e outras obrigações acessórias
  • Serviços fiscais: recolhimento de impostos e suas obrigações acessórias
  • Serviços contábeis: a contabilidade consultiva também oferece os serviços contábeis para seus clientes com o uso de ferramentas digitais
  • Padronização de trabalho: com a proposta de gerar mais valor para o cliente, a contabilidade consultiva explora os fluxos de automação para padronizar o trabalho
  • Prazo de entrega: explorando as soluções tecnológicas, a contabilidade consultiva também agiliza o trabalho e aumenta a produtividade para cumprir os prazos de entrega
  • Serviços financeiros: assim como a contabilidade híbrida, a consultiva também oferece o BPO financeiro, que ajuda o empresário a dominar seus números
  • Serviços de registro: a contabilidade consultiva oferece os serviços de constituição, alteração, controle de alvará, entre outros.
  • Serviços de consultoria: o grande diferencial da contabilidade consultiva é a possibilidade de oferecer consultorias que impactam nos resultados conquistados pelos seus clientes – sendo o único dos modelos de negócios contábeis que oferece esse serviço

Oferta x demanda no mercado contábil

De acordo com a pesquisa “Relação das MPE com os contadores”, realizada pelo Sebrae, os serviços mais desejados pelos clientes são justamente aqueles que vão além dos tradicionais: planejamento tributário, recomendações para melhorar o negócio, relatórios de desempenho, apoio na gestão financeira, entre outros.

Porém, esse mesmo estudo indica que a demanda por esses serviços é muito maior do que a oferta. E isso acontece pelo excesso de empresários que insistem na contabilidade tradicional. Enquanto isso, a contabilidade consultiva é cada vez mais valorizada no mercado.

As atividades que realmente agregam valor para o cliente são aquelas que vão além dos serviços básicos. Portanto, é esse caminho que os contadores devem seguir se quiserem se aproximar do modelo de negócio do Uber – e não ficar para trás como os taxistas.

Você já conhecia os 4 modelos de negócios contábeis? Em qual deles o seu negócio se encaixa? Deixe o seu comentário.

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