Contabilidade Consultiva por Pedro Nery - Contador Consultor

Como captar clientes para o escritório de contabilidade?

A fórmula do crescimento empresarial é atrair clientes, desenvolvendo estratégias para aumentar a sua carteira de empresários. A tarefa de captar clientes para o escritório de contabilidade exige táticas de diferenciação, marketing, ações no meio digital e esforços conjuntos. Assim, você aumenta os lucros da sua empresa.

A fórmula do crescimento empresarial é atrair clientes, desenvolvendo estratégias para aumentar a sua carteira de empresários.

A tarefa de captar clientes para o escritório de contabilidade exige táticas de diferenciação, marketing, ações no meio digital e esforços conjuntos. Assim, você aumenta os lucros da sua empresa.

Para conseguir prospectos para a sua empresa de contabilidade, de tempos em tempos você vai precisar analisar as suas estratégias e fazer ajustes. Então, é preciso manter a mente aberta para novos insights.

Se está iniciando essa busca por clientes, aprenda as principais dicas de como captar clientes para o escritório de contabilidade.Mas, se já tem estrada na área contábil, confira aqui o que pode aperfeiçoar. 

  • Qual a importância de atrair clientes para contabilidade?
  • 1. Saiba dos problemas e desejos do seu público;
  • 2. Estabeleça seus diferenciais;
  • 3. Opte pela segmentação de mercado;
  • 4. Aplique estratégias de marketing digital;
  • 5. Marque presença em eventos;
  • 6. Desenvolva uma identidade visual;
  • 7. Busque a indicação de novos clientes;
  • Monitore o retorno das suas ações.

Qual a importância de atrair clientes para contabilidade?

A prospecção de clientes é a alma de um negócio e se aplica ao mercado de contabilidade. Por isso é tão importante buscar mecanismos para que isso aconteça. 

Contadores exercem um papel de extrema confiança e o estilo de venda dos serviços prestados possui mais etapas. Exige um posicionamento de mercado do escritório, presença digital e outros fatores.

Logo, trazer mais clientes para a empresa contábil, apresenta vantagens como:

  • Ampliação do número de clientes;
  • Aumento das vendas;
  • Crescimento empresarial;
  • Aumento dos lucros.

O ato de captar clientes para o escritório de contabilidade deve ser um trabalho constante. E através dele você pode repor clientes que saem da sua empresa ou substituir clientes. 

Por vezes, você tem em sua carteira um empresário que o tíquete médio é baixo e ele dá muito trabalho para a sua equipe.

Ao conquistar novos clientes, você pode faturar honorários maiores e substituir antigos contratos por novos contratos.

Além disso, naturalmente vão ocorrer saídas da sua empresa contábil e ao exercitar a musculatura das vendas, o impacto no caixa não será tão agressivo.

Selecionamos as principais dicas para poder captar clientes para o seu escritório contábil listadas abaixo.

1. Saiba dos problemas e desejos do seu público

Na contabilidade, é preciso definir a persona que se quer atender. Persona vem do marketing e visa levantar um perfil ideal de cliente, entendendo seus problemas e desejos.

Você pode definir que só irá atender clientes donos de indústrias e exportadoras do Lucro Real ou proprietários de lojas de varejo e mercearias do Simples Nacional com o faturamento anual entre R$ 80 mil a R$ 100 mil.

A escolha da persona faz com que suas estratégias comerciais e do marketing contábil sejam focadas para elas. 

Em seguida, você pode oferecer outro nível de planejamento estratégico, consultoria financeira ou mesmo contabilidade tributária com o foco nesses segmentos de mercado.

2. Estabeleça seus diferenciais

Levante os  principais diferenciais do seu escritório de contabilidade. É válido lembrar que outras empresas contábeis vão ter a mesma persona que você. Por isso, é importante estudá-los para verificar o que eles fazem e o que a sua empresa oferece e quais atributos são únicos do seu escritório.

A análise FOFA (ou análise SWOT) — sigla que avalia Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças — ajuda nesta etapa.

O diferencial pode ser a utilização de tecnologia, um atendimento rápido, a realização de consultorias. Outros destaques podem ser:

  • Atendimento personalizado;
  • Parcerias com empresas estratégicas;
  • Boa localização.

3. Opte pela segmentação de mercado

Quando você escolhe nichos de atuação, consegue personalizar as soluções oferecidas aos clientes. Assim, é construída uma relação tão próxima e única que fica difícil dos concorrentes imitarem.

Os resultados da segmentação podem aparecer a médio ou longo prazo. Tudo vai depender da eficiência dos seus serviços contábeis. Você pode conciliar o atendimento de outros nichos até conseguir trabalhar somente com o escolhido.

4. Aplique estratégias de marketing digital

As estratégias de marketing digital são essenciais para os escritórios de contabilidade. Entre elas estão ter um site institucional e ter um blog com artigos relevantes para a sua persona.

É válido que os artigos sigam as estratégias digitais da otimização para motores de busca ou SEO — Search Engine Optimization, que consideram o jeito que o Google ranquea conteúdos que entende como sendo importantes.

Entender os formatos de vídeo e fotos que as redes sociais pedem, o tempo de conteúdo e outros detalhes, tornam suas páginas nas mídias sociais mais atrativas.

Crie e-books, guias, mapas mentais, planilhas e outros conteúdos que podem ser muito úteis para o seu possível cliente e disponibilize gratuitamente em seu site. Esses materiais têm de ser produzidos para fins educativos. Eles são estratégicos para criar laços com o público-alvo que no futuro podem vir a se tornar clientes.

Lembre-se que, no geral, é muito importante sua empresa ser facilmente encontrada na internet para a prospecção de clientes e para ter credibilidade.

5. Marque presença em eventos

Participe de feiras, congressos, workshops e outros tipos de eventos do segmento contábil e de áreas relacionadas com os clientes que deseja prospectar. Aproveite esses momentos para palestrar, fazer networking, apresentar seus serviços e diferenciais para potenciais clientes.

Ser ativo em grupos e comunidades colabora para criar novas conexões e ampliar a cartela de clientes.

6. Desenvolva uma identidade visual

A identidade visual de uma empresa pode utilizar símbolos, elementos gráficos e cores, pensados para marcar na mente dos consumidores. Por isso, elas devem representar os valores da sua empresa de contabilidade. 

Muitas vezes, o primeiro contato que o cliente tem com o seu escritório contábil é com a sua logomarca, seu site ou empresa física. E é importante essa identidade visual estar alinhada com os seus interesses.

Revise a sua identidade visual e analise se ela colabora com os princípios que quer sustentar na sua empresa, seja ela ser tecnológica, organizada, visionária ou outros atributos. 

Se está desenvolvendo uma identidade visual, verifique se os elementos escolhidos conversam com esses interesses.

7. Busque a indicação de novos clientes

Aproveite a sua base de clientes atual e solicite que sejam indicados outros empresários para você contactar. Há empresas que criam programas de indicação de novos clientes realizando bonificações. Entre as recompensas para as indicações, estão:

  • Isenção de mensalidade;
  • Descontos;
  • Brindes diversos.

Incentivar seus clientes a indicarem outros é uma tática poderosa no meio contábil.

Monitore o retorno das suas ações

Cada ação que implementar, precisa ser monitorada. Só assim, você terá ideia se as medidas estão dando resultados ou o que precisa ser modificado.

Se foi investido dinheiro, é essencial que controle quanto foi gasto e o retorno obtido. Mesmo que não tenha investido dinheiro, lembre-se que o tempo é um dos seus principais ativos e meça se os resultados estão caminhando conforme deseja.

O monitoramento pode ser trimestral, mensal ou semanal. Assim, você potencializa o foco em captar clientes para o seu escritório de contabilidade.

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